top of page
Buscar

Pilates no Entorse de Tornozelo!

  • Foto do escritor: pilatesfisio
    pilatesfisio
  • 11 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de mai. de 2018

A Entorse de tornozelo é uma lesão muito comum que pode acontecer tanto durante atividades esportivas como nas atividades do dia-a-dia. Basta perder o equilíbrio, pisar num buraco, quebrar o salto do sapato ou caminhar numa superfície irregular, para que os músculo e ligamentos não consigam reagir a tempo de estabilizar a articulação.

Existem dois tipos de entorse, em eversão e inversão, sendo a inversão o tipo mais comum, acontece quando o pé vira para dentro e causa dor ao longo do lado externo do tornozelo. Além das lesões dos ligamentos e da cápsula articular, este tipo de lesão pode vir acompanhada de fratura dos maléolos do osso da tíbia ou da fíbula, que são protuberâncias ósseas existentes nas faces interna e externa dos tornozelos.


Você está mais propenso à entorse de tornozelo quando está com os dedos dos pés no chão e o calcanhar para cima (flexão plantar). Esta posição coloca os ligamentos do tornozelo sob tensão, tornando-os vulneráveis, pois as entorses, na maioria das vezes, são causadas por forças que alongam algumas ou todas as fibras do ligamento ultrapassando seu limite elástico, causando a ruptura das fibras.


A gravidade da lesão varia de acordo com a força anormal aplicada à articulação. Existem três graus de lesão, no Grau 1 ocorre um estiramento leve e ruptura de algumas fibras internas e ligamentos, causando dor e discreto inchaço. Uma lesão moderada considerada Grau 2 tem ruptura parcial dos ligamentos e poderá causar dor, hematoma e inchaço local. Quando a lesão é grave em Grau 3 a ruptura dos ligamentos é completa e o tornozelo se torna instável gerando incapacidade funcional, além de dor, hematoma e inchaço.


As lesões ligamentares do tornozelo grau I e II são tratadas de forma conservadora. Já as lesões grau III normalmente evoluem para tratamento cirúrgico. Na fase aguda da lesão é indicado fazer repouso, gelo local, elevação do membro afetado e proteção articular com imobilizador ou tala gessada em caso de necessidade. O tratamento conservador terá como principais objetivos diminuir a dor, controlar o edema e evitar que a lesão se estenda.


O método Pilates se dá de forma segura e eficaz no tratamento e prevenção da entrose de tornozelo, com foco na mobilização articular, fortalecimento (especialmente dos músculos fibulares), alongamento de tríceps sural, controle postural e propriocepção. Visando sempre o equilíbrio de todos os grupos musculares e respeitando os princípios do Pilates (RESPIRAÇÃO, CENTRALIZAÇÃO, CONCENTRAÇÃO, CONTROLE, PRECISÃO E FLUIDEZ). Em atletas os exercícios podem ser especificados para cada modalidade, treinando o movimento realizado durante a prática esportiva para melhora da performance.



A propriocepção é um termo amplo que abrange o equilíbrio e controle postural. Exercícios proprioceptivos irão auxiliar no aumento da estabilidade articular funcional diminuindo os riscos de lesão.


O tratamento inadequado de entorse de tornozelo pode aumentar as chances de ocorrer outras entorses, além de resultar em problemas crônicos como hipomobilidade (redução de movimento), dor e instabilidade articular que limitam as atividades diárias. Por isso é importante procurar tratamento com um profissional capacitado o quanto antes.


Referências bibliográficas:

Lopes, Bruno M. S., A importância do treino proprioceptivo na prevenção da entorse do tornozelo em futebolistas. Porto, 2008.

Gould III, Janes. Fisioterapia na Ortopedia e na Medicina do Esporte. 2 ed. São Paulo: Manole, 1993.

LASMAR, N.P. Medicina do esporte. Rio de Janeiro: Revinter, 2002

Entorse de tornozelo – Como atuar com o método pilates? Disponível em: http://blogpilates.com.br/pilates-na-entorse-de-tornozelo. Acesso: 07/05/2018

Entorse de tornozelo: Tudo sobre essa lesão de grau 1,2 e 3 que pode causar o rompimento de ligamentos. Disponível em: http://www.ortopediabr.com.br/entorse-de-tornozelo. Acesso: 07/05/2018


Texto por: Dra. Marilia M Fazio Crefito:3/129693-3

Agende sua sessão experimental pelo telefone: 2368-4686 / 2215-9760

ou Whatsaap: 97729-4118.

Komentar


bottom of page